Os sinais de pontuação

Compartilhar

Os sinais de pontuação

Acompanhe mais conteúdo no You Tube

Nesta aula nós vamos falar dos sinais de pontuação.

Primeiramente é preciso que nós tenhamos em mente que os sinais de pontuação se dividem em dois grupos, os sinais indicativos de pausa que são basicamente três: vírgula ( , ) , ponto e vírgula( ; ) e ponto ( . )

Publicidade

Os demais sinais servem para marcar a entoação da fala, a melodia, é o caso do: travessão ( — ), dois pontos ( : ), reticencias ( … ), ponto de interrogação ( ? ), ponto de exclamação ( ! ), parênteses ( ( ) ).

É importante nós destacarmos, que no caso dos sinais indicativos de pausa: vírgula, ponto e vírgula e ponto, a vírgula representa uma pequena pausa, o ponto e vírgula, representa uma pausa intermediária e o ponto representa uma pausa definitiva.

Nesta aula nós vamos tratar do ponto ( . ).

Também chamado de ponto final, o ponto é empregado na língua portuguesa basicamente em três situações:

  • Para encerrar frases declarativas, afirmativas ou negativas;
  • Encerrar frases interrogativas e indiretas;
  • Para fazer abreviaturas e algumas siglas que vem com ponto.

É importante que você saiba que as frases declarativas são aquelas em que nós fazemos uma declaração a respeito de alguém ou de alguma coisa de maneira afirmativa ou negativa.

As frases declarativas se encerra com ponto.

Exemplos:

O senhor Almeida resignou-se e acompanhou Carlos até a porta.

Veja que é uma frase declarativa afirmativa, portanto, encerra-se por ponto.

Eu não consigo entender sua lógica.

É uma frase declarativa negativa, encerra-se de igual modo por ponto.

Portanto nas frases declarativas, quer afirmativas, quer negativas, emprega-se o ponto final.

Usamos também o ponto em frases interrogativas indiretas, agora é bom que se freeze; as frases interrogativas indiretas são aquelas que nós fazemos uma interrogação mas de maneira indireta, ou seja, a oração interrogativa indireta serve de complemento para uma oração principal, funciona como termo de uma oração principal.

Veja a diferença, a interrogativa direta é aquela que formulamos simplesmente uma pergunta (ponto de interrogação), a interrogativa indireta é uma pergunta dissimulada, é uma pergunta que completa o sentido de uma outra oração, da oração principal, funciona com subordinada de uma oração principal .

Por exemplo:

Onde você dormiu ontem à noite? É uma frase interrogativa direta, encerra-se por ponto de interrogação.

Porém se eu disser:

Gostaria de saber onde você dormiu ontem à noite. É uma oração interrogativa indireta, encerra-se portanto por ponto e não por ponto de interrogação.

Não sei porque você se foi. É uma frase interrogativa indireta, observe que há uma interrogação, porque você se foi completando o sentido da oração principal não sei, em razão disso interrogativa indireta encerra-se por ponto.

Quero saber onde você mora quero saber onde você mora. Uma frase interrogativa indireta, encerra-se de igual modo por ponto.

O ponto também empregado em abreviaturas e algumas siglas.

Por exemplo:

Pag.

Etc.

S.A.

V.Exª

Portanto, o ponto final é empregado nas frases interrogativas indiretas, nas frases declarativas quer afirmativas, quer interrogativas e também nas abreviaturas e algumas siglas.

Conteúdos complementares

Como Estudar Português
Curso Completo Português Fácil, Fácil!
Ouça também nosso Podcast
Conteúdo anterior
Período composto
Próximo conteúdo
Frase, oração e período

Conteúdos Similares

Publicidade