Dúvidas de algumas expressões
Acompanhe mais conteúdo no You Tube
Hoje nós vamos tratar de ortografia e de palavras e expressões que suscitam dúvidas quanto a grafia.
Vamos esclarecer algumas dificuldades ortográficas e semânticas, mostrar as formas corretas e comentar as formas erradas e evitá-las.
Dúvidas de palavras se são separadas ou tudo junto:
Com certeza ou concerteza
De repente ou derrepente
Por isso ou porisso
E outras dúvidas:
Empecilho ou impecílio
Privilégio ou previlégio
Com certeza ou concerteza
Com certeza só pode ser grafada sempre separadamente essa expressão, não existe com certeza tudo junto, é a preposição COM acompanhada do substantivo CERTEZA.
De repente ou derrepente
De repente é outra expressão que só se emprega separadamente, preposição DE mais o advérbio ou adjetivo dependendo do contexto REPENTE. Não existe a expressão de repente tudo junto. Sempre separadamente.
Por isso ou porisso
Também é outra expressão que se emprega separadamente. Veja que na hora de pronunciar é natural falar junto – porisso – e é em razão disso que as pessoas tendem a escrever tudo junto.
Um detalhe: Todas as vezes que uma palavra terminar por R ou por L e a outra palavra se iniciar por vogal ou H, é lícito que você junte na pronúncia, correto você pronunciar tudo junto, mas a grafia é separada.
Outro exemplo:
Mal-estar, é grafada com hífen, separadamente, mas pode ser pronunciada tudo junto “malestar.”
Empecilho ou Impecílio
Empecilho vem do verbo empecer, que significa obstar, gerar dificuldade, gerar problema, então o correto é EMPECILHO, grafia única desta palavra, nunca impecílio.
Privilégio ou previlégio
Não existe a palavra previlégio, o correto é PRIVILÉGIO, com i, veja que é fácil de saber por que privilégio vem do verbo privar, se privar se escreve com i, privilégio se escreve com i.
Algumas pessoas também têm dúvida se escreve com G ou com J.
Uma regra básica: Todas as palavras da língua portuguesa terminadas em ágio, égio, ígio, ógio e ugio, são grafadas com a letra G.