Para EU – Para MIM
Acompanhe mais conteúdo no You Tube
Vamos dar continuidade ao erros mais comuns sobretudo na hora de escrever.
Antes de iniciarmos, acho pertinente dar um conselho, estude! o conhecimento é algo que ninguém rouba de você.
Algumas vezes ao longo da vida, precisamos de alguém para nos apoiarmos, seja com um conselho, seja com um ombro amigo, seja para tirar alguma dúvida, seja essa pessoa, dê o conselho, estude, incentive sobretudo os mais jovens para que ele leia mais, pois ao ler mais ele escreve melhor.
Estude, o conhecimento é a única fortuna que vai te acompanhar pelo resto da sua vida.
Recapitulando o que vimos na aula passada: erros mais comuns parte 1, vimos, entre mim e você, mau (com U) e mal (com L), diferença de A (preposição) e Há (verbo haver), significado de tem e vem (sem acento) e têm e vêm (com acento).
Pois bem, vamos tratar de outras diferenças que suscitam dúvidas.
Para MIM – Para EU
Diferença entre para mim e para eu:
É possível usar para mim, é possível usar para eu? Sim, vamos lá:
Se a função for de complemento, você usa sempre PARA MIM, pois “mim” é um pronome oblíquo tônico de 1ª pessoa do singular.
Na função de sujeito você usa PARA EU, sendo assim, será sujeito de um verbo no infinitivo, se depois deste pronome houver um verbo no infinitivo, é sinal de que este pronome está desempenhando a função de sujeito, desta forma utiliza-se PARA EU.
O que é verbo no infinito?
São as formas verbais terminadas em “ar”, “er” ou “ir” (cantar, vender, partir, sumir, fazer, acontecer etc.)
Exemplo:
Deram o livro para mim. Veja que a função aqui é de complemento, objeto indireto. A preposição rege sempre o pronome mim.
Deram o livro para eu ler. Veja depois do pronome, temos um verbo no infinitivo ler. Aqui a preposição está regendo o verbo, desta forma você usa eu, como sujeito desse verbo.
A preposição não está regendo o pronome e sim o verbo.
Portanto, sempre depois da preposição usa-se mim. E sempre que a preposição estiver regendo o verbo no infinitivo, usa-se eu.
Conteúdos complementares