Análise Sintática Interna – Verbo de Ligação
Assista esse conteúdo e muito mais no YouTube
Verbo de ligação como o próprio nome já sugere é um verbo que não exprime em ação, serve simplesmente para ligar um sujeito a um atributo, a uma qualidade desse sujeito.
Por exemplo letra de uma canção de Lamartine Babo cuja letra diz assim:
O sujeito, sou só pode ser eu, (eu sou, tu és, ele é) então sou, verbo ser. O verbo ser não indica ação, tricolor de coração”, é predicativo do sujeito.
A finalidade de um verbo de ligação é simplesmente ligar um sujeito a uma qualidade, a um atributo, a uma característica desse sujeito.
Neste caso é um estado permanente, “tricolor de coração” é uma qualidade, é um estado, uma característica permanente do sujeito eu.
Mas às vezes o VL não indica estado permanente, às vezes indica estado transitório, às vezes indica mudança de estado, continuação de estado, estado aparente é verbo de ligação.
Em geral as pessoas ficam com a falsa ideia de que o VL são sempre os mesmos, (ser, estar, permanecer, continuar), não é verdade, predicação muda de acordo com o contexto, o próprio verbo ser pode deixar de ser verbo de ligação depende do contexto.
Outro exemplo:
“Os alunos estão satisfeitos.”
O verbo estar é VL, liga o sujeito, os alunos, ao predicativo do sujeito, satisfeitos.
Veja, que nesse caso é um estado transitório, porque estão satisfeitos agora, podem não estar daqui a pouco, VL.
“O time parecia apático no primeiro tempo.”
O time parecia apático, não significa que o time estivesse apático, mas aparentava estar, estado aparente VL.
“O governador tornou-se um déspota.”
Ele não era, passou a ser um déspota, houve uma mudança de estado verbo de ligação.
“O Rio de Janeiro continua lindo.”
Veja que o Rio de Janeiro continua lindo, indica uma continuação do estado do Rio de Janeiro já é lindo, mas continua lindo continuação de estado.
Conteúdos complementares